Plano 11

No plano de selagem 11 há recirculação a partir de uma região de alta pressão da bomba (tipicamente a descarga ou a tubulação de descarga da bomba) através de um orifício de controle de fluxo até o selo. Com a aprovação do comprador, o orifício de controle de fluxo pode ser omitido se ele não for necessário para atingir a vazão de flush requerida.

O plano de selagem 11 é o plano padrão de flush do selo para todos os selos de arranjo 1 e 2. No plano de selagem 11, o produto é direcionado a partir da descarga da bomba até a caixa de selagem para resfriar o selo e escorvar o ar ou vapores da caixa de selagem. Em seguida, o fluido circula da caixa de selagem, retornando ao fluxo de processo. É o plano de flush mais utilizado para processos com fluidos limpos. Para aplicações com elevadas pressões de descarga, convém que uma consideração cuidadosa seja dada ao cálculo da vazão de flush requerida. Cálculos são requeridos para determinar as dimensões adequadas do orifício e da bucha de garganta, para assegurar um fluxo adequado de flush do selo. Em bombas com baixa carga diferencial ou fluidos de bombeamento de alta viscosidade, a vazão requerida para o plano de selagem pode ser atingida sem o orifício de controle de fluxo.

Cuidado deve ser tomado ao utilizar este plano com fluido de polimerização, que pode tampar o orifício e a tubulação de conexão.

NOTA Malavazi: Para líquidos com características de cristalização é recomendado Quench em função do micro vazamento das faces, caso contrário plugar a conexão de injeção (entrada) deixando o dreno livre para prevenção de desastres ao meio ambiente, uma vez que o anel flutuante atuará como ponto de segurança.