Plano 21

No plano de selagem 21 há recirculação a partir de uma região de alta pressão da bomba (tipicamente a descarga ou a tubulação de descarga da bomba) através de um orifício de controle de fluxo e um trocador de calor, em seguida, por dentro da caixa de selagem. Com a aprovação do comprador, o orifício de controle de fluxo pode ser eliminado se ele não for necessário para atingir a vazão de flush requerida.

No plano de selagem 21, o produto na caixa de selagem é isolado da área do rotor da bomba por uma bucha de garganta. O plano de selagem 21 fornece um flush frio ao selo. Isto pode ser necessário para impedir a formação de vapor, a fim de atender aos limites de temperatura das vedações secundárias, para reduzir o coqueamento ou a polimerização, ou melhorar a lubricidade (como em água quente).

O benefício do plano de selagem 21 é que ele não somente fornece um flush frio, mas também possui um diferencial de pressão suficiente para permitir boas vazões. A desvantagem é que o trabalho do trocador de calor é elevado, levando a obstruções e entupimentos no lado da água e potencial entupimento no lado de processo, se o fluido tornar-se muito viscoso. Em clima seco, o trocador de ar com aletas orientadas verticalmente funciona melhor que o trocador refrigerado a água. O plano de selagem 21 consome mais energia do que o plano de selagem 23, devido ao fluido utilizado para o flush ser novamente bombeado da sucção para a descarga. Uma bucha de garganta com uma folga mínima é recomendada para isolar o fluido de processo resfriado do fluido da bomba.

Em bombas com baixa carga diferencial ou com bombeamento de fluidos de alta viscosidade, a vazão requerida para o plano de selagem pode ser atingida sem o orifício de controle de fluxo. Cuidado deve ser tomado ao utilizar este plano com fluido de polimerização, que pode entupir o orifício e a tubulação de conexão.

NOTA Malavazi: Para líquidos com características de cristalização é recomendado Quench em função do micro vazamento das faces, caso contrário plugar a conexão de injeção deixando o dreno livre para prevenção de desastres ao meio ambiente, uma vez que o anel flutuante atuará como ponto de segurança.