Plano 31

No plano de selagem 31 há recirculação a partir de uma região de alta pressão da bomba (tipicamente a descarga ou a tubulação de descarga da bomba) através de um separador ciclone que envia o fluido limpo para a caixa de selagem. Os sólidos são direcionados para a linha de sucção da bomba.

O plano de selagem 31 é especificado somente para serviços que contêm sólidos com uma densidade relativa de pelo menos duas vezes a do fluido de processo. Um uso típico deste plano é o serviço de água para remover areia ou escória de tubos. No plano de selagem 31, o produto é direcionado a partir da descarga da bomba para dentro de um separador ciclone. As partículas sólidas são centrifugadas do fluxo e direcionadas de volta para a sucção. O flush do selo é direcionado do separador ciclone para dentro da conexão de flush na sobreposta do selo. Se o fluxo de processo for sujo ou lamacento, o plano de selagem 31 é tipicamente inadequado e não é recomendado. O uso de uma bucha de garganta da bomba é recomendado quando um plano de selagem 31 é especificado.

Os separadores ciclones não são geralmente recomendados para fluidos de processo que contenham gases.

A experiência no campo demonstrou que o desgaste abrasivo no interior do ciclone pode reduzir a confiabilidade. Não há comprovação de que este plano atinge de forma consistente uma vida útil operacional de três anos.

Nota Malavazi: Para este processo é importante avaliar o diferencial de pressão entre descarga e sucção, para se obter a melhor performance do separador no mínimo 1,5 Kgf/cm².

Para líquidos com características de cristalização é recomendado Quench em função do micro vazamento das faces, caso contrário plugar a conexão de injeção deixando o dreno livre para prevenção de desastres ao meio ambiente, uma vez que o anel flutuante atuará como ponto de segurança.